segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vestibular



 Boa noite!

 Bom...Começo o primeiro post deste Blog que ninguém vai ler com o tema que assombra milhares de pré-vestibulandos. O temido e tão esperado VESTIBULAR. Nós passamos entre 10 e 12 anos estudando apenas para "passar de ano", simplesmente porque devemos estudar, quando de repente no 1° ano do Ensino Médio nos jogam a bomba de que além de passarmos de ano, devemos também escolher um curso de faculdade, uma profissão, e são raríssimos aqueles que conseguem se decidir neste ano. A grande maioria, e nesta eu me considero inclusa, chega ao 3° e ultimo ano sem ter ideia do que quer!
  Como se a situação já estivesse boa, surge o Vestibular Unificado ou Sisu, que é outra grande bomba, além de dificultar o ingresso nas universidades (pelo menos por enquanto), ainda te jogam de pára-quedas em qualquer curso. É isso...isso, é o grande investimento na educação.
Um direcionamento desde o Ensino Fundamental é indispensável para a escolha do curso, da profissão que muda sua vida. Não somos preparado para uma escolha desse porte, esse período já é por si só marcado por indefinições, conflitos e pressões.
 Os Pais, esse é o ponto que eu queria chegar. Eles não fazem a menor ideia do que é essa época de vestibular, se pelo menos 50% deles fizessem um vestibular ou o Enem a cada ano colocando em risco seus empregos, meus amigos, o índice de desemprego estaria lá em cima. E o que é pior, a culpa nem sempre é deles, eles não são instruídos para nos estruturarem nesse momento. Pressionar para uma determinada área, ou mesmo que seja por uma aprovação imediata é um grande erro na época mais critica da vida, e mesmo que essa pressão não seja feita, se não houve uma preparação desde as séries iniciais, não adianta, não resolve, o seu filho vai escolher como um jogo de "zerinho ou um" a faculdade a ser cursada. Pais, PRINCIPALMENTE os "recém-pais", criem uma boa estrutura, é em vocês que nós nos apoiamos e nos espelhamos.
Beijos Jeh...

Quero esclarecer que escrevi para grande maioria e os comentários são muito bem vindos.





2 comentários:

  1. Bom..infelizmente nosso sistema é muito falho. E sinceramente acho que piora a cada dia. Esse ENEM então. Deixa pra lá...
    Mas cabe a cada "aluno" tentar se informar para procurar uma área a qual se identifique melhor. Se essa tarefa for muito árdua, infelizmente ou melhor felizmente essa escolha pode ser feita e testada. Afinal estamos aqui para isso.. de que é feita a vida se não de escolhas e grandes testes.. as vezes com sucesso, outras não...é a vida!

    ResponderExcluir
  2. Em países desenvolvidos (o que é um erro não incluir um Brasil, visto que condições para sair do "sub" ele tem) a criança/aluno passa por várias "análises" onde nessa, é possível perceber as possíveis chances do mesmo para uma certa área de atuação. Então, ao longo de sua jornada escolar, estuda -se as matérias de sua respectiva área.
    Por fim, e não menos importante, do que adianta o sistema ser "árduo" para o ingresso na Academia, se depois vira essa "bandaiera" e forma-se pééssimos proffissionais?

    A cada 10 profissionais, UM é competente.

    Verdade seja dita; Universidade Federal é para os ricos. Particular para pobres. Afinal os ricos investiram na educação de seus filhos desde o maternal.

    ResponderExcluir